sexta-feira, 7 de maio de 2010

Centro Regional de Cuidados Continuados

Investigações Cientificas revelaram que as alterações em certas áreas cerebrais, sejam por perda de células ou degenerescência, exercem uma influência decisiva no comportamento humano, particularmente nos processos de emoções e elaboração dos sentimentos, bem como no entendimento das bases da linguagem e da memória.

O crescente aumento da longevidade da população portuguesa, aliado às transformações que a sociedade está a experimentar, gerou a necessidade de passar os conhecimentos adquiridos à prática, assim, é premente a criação de infra-estruturas destinadas aos idosos que necessitam de cuidados continuados, de modo a contribuir para melhorar a sua condição de vida.

A Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer, com o objectivo de proporcionar a todos aqueles que necessitam de um tratamento continuado, com especial incidência de portadores de doenças de Parkinson e Alzheimer, chamou a si a tarefa de promover a criação de um Centro Regional de Cuidados Continuados para que os portadores destas patologias possam receber cuidados com qualidade e dignidade.

Dada a importância da obra para o Algarve, o Município de Tavira aderiu à iniciativa e assinou com a A.H.D.P.A. um protocolo em 2001 para materializar o projecto, para o qual disponibilizou um terreno localizado em Picota, Santa Maria/Tavira.

Se em 2001, felizmente o Município de Tavira foi sensível à necessidade de proporcionar apoios específicos a doentes de Parkinson e Alzheimer.

Hoje ninguém contesta a urgência desta obra, pioneira para servir todo o Algarve.

Sem comentários:

Enviar um comentário