Investigações Cientificas revelaram que as alterações em certas áreas cerebrais, sejam por perda de células ou degenerescência, exercem uma influência decisiva no comportamento humano, particularmente nos processos de emoções e elaboração dos sentimentos, bem como no entendimento das bases da linguagem e da memória.
O crescente aumento da longevidade da população portuguesa, aliado às transformações que a sociedade está a experimentar, gerou a necessidade de passar os conhecimentos adquiridos à prática, assim, é premente a criação de infra-estruturas destinadas aos idosos que necessitam de cuidados continuados, de modo a contribuir para melhorar a sua condição de vida.
A Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer, com o objectivo de proporcionar a todos aqueles que necessitam de um tratamento continuado, com especial incidência de portadores de doenças de Parkinson e Alzheimer, chamou a si a tarefa de promover a criação de um Centro Regional de Cuidados Continuados para que os portadores destas patologias possam receber cuidados com qualidade e dignidade.
Dada a importância da obra para o Algarve, o Município de Tavira aderiu à iniciativa e assinou com a A.H.D.P.A. um protocolo em 2001 para materializar o projecto, para o qual disponibilizou um terreno localizado em Picota, Santa Maria/Tavira.
Se em 2001, felizmente o Município de Tavira foi sensível à necessidade de proporcionar apoios específicos a doentes de Parkinson e Alzheimer.
Hoje ninguém contesta a urgência desta obra, pioneira para servir todo o Algarve.
Sem comentários:
Enviar um comentário